A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.A Dança faz bem para o corpo,para a mente,para a alma.
Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que as mesmas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.
O Japão preservou o caráter religioso das danças, onde as mesmas são feitas até hoje, nas cerimônias dos tempos primitivos.
Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.
No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, onde cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.
Samba
Considerado umas das principais manifestações brasileiras.Criado pelos negros no Brasil.Apesar existir em várias partes do país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade.O primeiro samba gravado foi no Rio de Janeiro,chamado "Pelo Telefone", quem tem autoria de Ernesto dos Santos.Na era de Getúlio Vargas,ganhou o status de "música nacional". Dali entre final final da década de 1920 e meados da década de 1940,o samba alcançaria o símbolo nacional.O samba trouxe os desfiles das escolas de Carnaval,onde tem o samba-enredo.O pagode virou sucesso na década de 1990 e, se originou do samba,onde há o pagode romântico,e o pagode de raiz.Hoje,temos grandes nomes do samba e do pagode como:Zeca Pagodinho,Beth Carvalho,Arlindo Cruz,Gilberto Gil,Martinho da Vila,entre outros; Há filme também sobre o samba: Cartola-Música para os olhos.
Forró é a dança de origem nordestina praticada nas festas Juninas
Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por "forrobodó" ou "forrobodança" (nomes dos quais deriva "forró") já em fins doséculo XIX.
O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", de sua autoria em parceria com Zé Dantas e em 1958, "Forró no escuro".Além de Luiz Gonzaga,há outros grandes nomes:Dominguinhos,Elba Ramalho,Zé Ramalho.Hoje,temos o forró universitário,que ganhou grande sucesso com o grupo Falamansa;
Balé
Pode-se dizer que a história do balé no Brasil começou em 1927, com a vinda da bailarina russa Maria Oleneva para o Rio de Janeiro. Ela fundou a Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal, que se tornou o principal centro de formação de bailarinos no país.Depois de Oleneva, vieram outros europeus, como o tcheco Vaslav Veltchek, que a partir de 1939 deu novo impulso ao balé no Brasil, como coreógrafo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e organizador da escola de bailados da prefeitura paulistana. O balé contemporâneo desenvolveu-se com Nina Verchinina, ex-integrante do Ballet Russe du Colonel de Basil, que deu uma das mais decisivas contribuições à dança brasileira, com sua companhia particular.
O Teatro Municipal de São Paulo possui uma grande escola, fundada em 1940 e oficializada em 1947. A Universidade Federal da Bahia, em Salvador, tem um curso de dança, agregado a sua Escola de Teatro. E são milhares os cursos independentes em todo o Brasil, sobretudo em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
Em dvd, pra quem adora balé, há um filme que eu assisti e gostei muito,"Cisne Negro".Muito legal.
Escolas de Ballet em SC:
Teatro da Escola do ballet Bolshoi em Joinville
Pró dança, Blumenau
Enfim,existe no Brasil e no mundo milhares de estilos de músicas,e a dança nos faz expressar o que sentimentos,nossa cultura, nossa arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário